Notícias/Artigos

Experiência que gera resultados : os benefícios de contratar pessoas com mais de 40 anos

publicado pela ABRE em 18/02/2019

A expectativa de vida do brasileiro em 2018 é de 76 anos, o que significa que estamos vivendo mais, e consequentemente, trabalhando por mais tempo.

            

Os tempos mudaram, o mercado mudou, e o perfil do trabalhador também. Segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro em 2018 é de 76 anos, o que significa que estamos vivendo mais, e consequentemente, trabalhando por mais tempo. O que nos leva a uma outra questão: seu negócio está absorvendo essas pessoas?

Agregar pessoas mais velhas em sua equipe é uma boa opção se você deseja mais responsabilidade, experiência e resultado. O perfil deste tipo de trabalhador é bastante diferente do jovem profissional, e esse é seu diferencial. Confira abaixo benefícios em contratar pessoas com mais de 40 anos.

 

Experiência

 

Pessoas com mais de 40 certamente trazem na bagagem muita experiência profissional, afinal, são décadas trabalhando, aprendendo e se aprimorando. Um trabalhador que já passou por muitas empresas, já viveu diversas situações, já fez muita coisa, e que por isso, pode agregar ao seu negócio, aplicando essa sabedoria toda no cotidiano da empresa.

 

Emocional

 

Quem passou dos quarenta foi criado em outra época, carrega uma visão de mundo que pessoas entre 20 e 30 não possuem. Os chamados millenials são ágeis, qualificados, mas também bastante imaturos e vulneráveis à pressão e situações negativas, podendo se abalar tremendamente com um simples “não”. Por outro lado, pessoas maduras já estão acostumadas a problemas, crises e todo tipo de situação comum no trabalho. Elas tem mais resiliência, mais jogo de cintura e assim conseguem ser mais produtivos e flexíveis.

 

Comprometimento

 

Pessoas maduras não tem tempo a perder, já viveram o bastante para saber o que realmente interessa. Profissionais mais velhos valorizam um alto desempenho, o compromisso com o trabalho, vão direto ao ponto, entregam exatamente aquilo que se espera deles. São pessoas mais focadas, persistentes e maleáveis, que encaram todo e qualquer serviço dirigido a elas com extrema urgência e seriedade.

 

Qualificação e personalidade

 

Os jovens de hoje são a geração mais qualificada da história, com currículos repletos de cursos, intercâmbios e boas universidades. Porém a juventude é instável, imediatista, tem baixa tolerância à frustração, o que acaba refletindo dentro da dinâmica empresarial, fazendo com que esses promissores profissionais não atinjam todo seu potencial. Falta ao jovem a personalidade centrada da pessoa mais velha. Ao mesmo tempo que falta aos maduros a qualificação das novas gerações, mas isso não é problema. Eles estão correndo atrás! Diante do cenário atual, competitivo, que pede sempre mais do trabalhador, pessoas com mais de 40 estão se mexendo, saindo da zona de conforto, aliando sua vasta experiência com mais qualificação. Assim, os mais velhos estão se lapidando, tornando-se o empregado ideal: experiente, equilibrado, focado, determinado, com conhecimento e proatividade.

 

Liderança

 

Eles são maduros, e muito capazes de transmitir aos mais novos todo esse conhecimento acumulado. Ter alguém mais velho em sua equipe é ter um aliado, que pode gerenciar outros funcionários, agindo como um mentor para profissionais jovens. Eis uma forma de motivar, engajar e capacitar sua equipe de forma natural, sem gastos, e ainda, uma chance de valorizar o trabalhador mais experiente, que mais motivo conseguirá fazer ainda mais pelo seu negócio.

O mundo está sempre mudando, e o perfil do funcionário ideal acompanha essa realidade. Acredite, o sênior é a melhor contratação que você pode fazer. Os maduros produzem mais, são exigentes com o próprio desempenho, sabem lidar com situações estressantes, trazem na bagagem anos de experiências que podem servir de aprendizado na sua empresa.  Se deseja aumentar a qualidade de sua equipe não hesite, escolha pessoas mais velhas e priorize a alta performance. 

 

Fonte ABRE Nacional