Notícias/Artigos

FIES 2017/2: INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ DIA 28 DE JULHO

publicado pela ABRE em 26/07/2017

A oferta é de 75 mil vagas para financiamento de cursos de graduação. As inscrições para o Programa de Financiamento Estudantil (FIES) 2017/2 estão abertas a partir desta terça-feira, 25 de julho, e os interessados podem se inscrever até a próxima sexta-feira, dia 28. O Ministério da Educação (MEC) pretende preencher 75 mil novas vagas.

            

Inscreva-se no FIES 2017/2

Consulte as vagas do FIES

O programa do Governo Federal financia entre 50% e 100% da mensalidade dos estudantes de graduação em instituição privadas. Para participar é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com média mínima de 450 pontos, sem ter zerado a redação.

Os estudantes precisam ainda comprovar renda mensal de até três salários-mínimos por pessoa. Tire suas dúvidas sobre o Fies.

Enquanto o prazo de inscrições estiver aberto, o candidato pode alterar a sua opção de curso/turno/instituição quantas vezes julgar necessário. A classificação será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada.

De acordo com as informações do Edital do Fies 2017/2, para classificar os estudantes inscritos será considerada a média aritmética das notas obtidas no Enem, considerando a edição na qual o candidato conseguiu a maior média.

Resultado

A previsão é de que a lista de contemplados com o financiamento seja publicada no dia 31 de julho, e a conclusão da inscrição deverá ser feita entre os dias 1º de agosto e 8 de setembro, no Sisfies. A convocação para a lista de espera deve ser realizada de 1º de agosto a 3 de setembro.

Com as oportunidades oferecidas no Fies 2017/2, o número de vagas oferecidas em 2017 chega a 225 mil. Na primeira edição deste ano foram disponibilizadas 150 mil vagas, das quais 34 mil ficaram ociosas.

Mudanças

Para o 2018, o MEC anunciou algumas mudanças no FIES, entre elas a oferta de uma modalidade com juros zero. A expectativa é de que, no próximo ano, o programa ofereça um total de 300 mil novos contratos de financiamento. As alterações propostas dependem ainda da aprovação do Congresso Nacional, por meio de uma Medida Provisória (MP). Entenda as mudanças.

Fonte uol.com